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quinta-feira, 26 de outubro de 2017

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DAS EMPRESAS

Está ligada a ações que respeitam o meio ambiente e a políticas que tenham como um dos principais objetivos a sustentabilidade. Todos são responsáveis pela preservação ambiental: governos, empresas e cada cidadão.
Algumas empresas entenderam que só lucro não é o objetivo único de sua existência, é possível fazer mais que dar lucro e ainda sair ganhando e logicamente aqui não estamos falando de filantropia. Mas qualquer grande empresa sabe que esse assunto é importante para sua marca, no mínimo.
A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) teve Início na década de 19 60 e se proliferou nos EUA; esta motivação se deu pela busca de maior conscientização de segmentos da sociedade em relação à responsabilidade do empresariado na preservação do meio ambiente e dos direitos dos consumidores.

Essa mudança de modelo empresarial representa uma transição de um desenho atrelado às ações empresariais voltadas especificamente para os altos ganhos financeiros e materiais, que também considera os valores sociais e espirituais que superam o ganho material.
Deste modo, o progresso passa ter um novo caminho e não é mais avaliado apenas sob o fator produto ou do lucro, mas também sobre o processo e o  contexto no qual o trabalho ocorre e a forma que isso tem reflexos positivos ou negativos.

A Responsabilidade Social e Ambiental deve ser vista e entendida em uma perspectiva multidimensional, devido às várias possibilidades de uso. Três dimensões que podem ser consideradas muito importantes para esta construção: A primeira pode ser o envolvimento das questões políticas, no sentido da postura ética dos legisladores em seus diferentes níveis federativos. Segundo, podem estar ligados às questões econômicas com os envolvimentos dos agentes, tanto os produtores como os consumidores. Em terceiro passo, pode estar interligado a questões sociais, definidas nas questões das desigualdades sociais. Para que os resultados sejam atingidos é fundamental a existência de uma consciência empresarial responsável, para que haja possibilidade de engajamento de todos no processo de desenvolvimento, com objetivos claros e transparentes.

Para os efeitos da norma Abnt Nbr 16001 (2004, p.3), aplicam-se as seguintes definições:

a) Ação social: Atividade voluntária realizada pela organização em assistência social, alimentação, saúde, educação, esporte, cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário.
b) Aspecto da responsabilidade social: Elemento das relações, processos, produtos, e serviços de uma organização, que podem interagir com o meio ambiente, contexto econômico e contexto social.
c) Desempenho da responsabilidade social: Síntese dos desempenhos ambientais, econômicos e sociais da organização, de forma integrada, levando-se em consideração todas as partes interessadas.
d) Desenvolvimento sustentável: Desenvolvimento que supre as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em supri-las.
e) Diretrizes: Conjunto de instruções ou indicações de como se tratar e levar o termo, da melhor maneira possível, às ações necessárias ao atendimento de um plano preestabelecido ou aos requisitos de uma norma.
f) Governança: Sistema pelo qual organizações são dirigidas e controladas.
g) Impacto: Qualquer modificação do meio ambiente, contexto econômico ou contexto social, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte das relações, processos, atividades, produtos e serviços de uma organização. Nota: o termo “dano” é comumente usado para referir-se a um impacto adverso.
h) Meta da responsabilidade social: Requisito de desempenho detalhado, sendo
quantificado sempre que exequível e aplicável à organização ou à parte dela, resultante dos objetivos da responsabilidade social, que necessita ser estabelecido e atendido para que tais objetivos sejam atingidos.
i) Objetivos da responsabilidade social: Propósito da responsabilidade social, decorrente da política da responsabilidade social, que uma organização se propõe a atingir, sendo qualificado sempre que exeqüível.
j) Transparência: Acesso, quando aplicável, das partes interessadas às informações referentes às ações da organização.

A mudança no ambiente de negócios das empresas, do ponto de vista social e político, e o resultado de seu impacto na administração, têm mudado a forma pela s quais os administradores geram seus projetos e provocam uma modificação na definição de papéis, e é isso que a sociedade espera dos administradores no comando das organizações. Nesse sentido, para Anderson, citado por Donaire (1999; p.18) nos ensina: “A principal alteração que se verifica atualmente é a percepção das corporações sobre o papel que desempenham na sociedade. A corporação não é mais vista como uma instituição com propósitos simplesmente econômicos, voltada apenas para o desenvolvimento e venda de seus produtos e serviços. Em face de seu tamanho, recursos e impacto na sociedade, a empresa tem grande envolvimento no acompanhamento e na participação de muitas tarefas sociais, desde a limpeza das águas até o aprimoramento cultural e espera-se que ocorra um alargamento de seu envolvimento com esses conceitos ́não econômica’ no futuro, entre eles proteção e qualidade de vida nas comunidades em que estão e onde fazem seus negócios”

PARÂMETROS

Nos anos subsequentes às conferências, surgiram movimentos cobrando por mudanças sociais, científicas e tecnológicas. Muitas empresas iniciaram uma nova postura em relação ao meio ambiente refletidas em importantes decisões e estratégias práticas, segundo o autor Melo Neto (2001) tal postura fundamentou-se nos seguintes parâmetros:
ADESÃO

Atualmente, muitas empresas enxergam a responsabilidade socioambiental como um grande negócio, são duas vertentes que se destacam neste meio:
  • Primeiramente, as empresas que investem em responsabilidade socioambiental com intuito de motivar seus colaboradores e principalmente ao nicho de mercado que preferem pagar mais por um produto que não viola o meio ambiente e investe em ações sociais;
  • A segunda vertente corresponde a empresas que investem em responsabilidade socioambiental com o objetivo de ter materiais para poderem investir em marketing e passar a imagem que a empresa é responsável socioambientalmente. Esta atitude não é considerada ética por muito autores que condenam empresas que tentam passar a imagem de serem éticas, porém na realidade estão preocupadas apenas com sua imagem perante aos consumidores.
Apesar de ser um tema relativamente novo, o número de empresas que estão aderindo a responsabilidade socioambiental é grande e a tendência é que este número aumente cada dia mais.




Fonte: WIKIPEDIA  / Palhares, J. M; Nagata, N. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DAS EMPRESAS - UM ESTUDO DAS AÇÕES PRATICADAS PELA ITAIPU BINACIONAL. 2010.



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