DEVEMOS NOS TORNAR A MUDANÇA QUE QUEREMOS PARA O MUNDO - Gandhi.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

BIOMA DO CERRADO



O Cerrado é um bioma que aparece em principal no centro oeste do Brasil, com seu nome genérico de "savana".
Em Agua, nossa vegetação passa por uma zona de transição, onde o bioma de Mata Atlântica se funde com o Cerrado.

            A vegetação deste, apresenta-se em árvores de pequeno e médio porte com grande variedade, e estratos herbáceos (pequenas vegetações comumente encontradas em campos), como cajuzinho do campo, marolinho, pitanga, marmelo, gabirobinha, entre outras. Os troncos são tortuosos (tortos), as raízes são grandes e suberosos (casca grossa), e as folhas são coriáceas (duras), o que fazem as plantas resistirem melhor aos períodos de seca.

            Os motivos pelo qual ocorrem os desflorestamentos nesta vegetação (80% das propriedades rurais), são a extração ilegal de madeira e de carvão, avanço desregrado da agropecuária, da urbanização e da geração de energia.

            Apesar das agressões impostas ao longo de cinco décadas, a “caixa d'água do Brasil” ainda abastece grandes aqüíferos e bacias hidrográficas, inclusive para a Amazônia e Mata Atlântica. Associando essa riqueza à tecnologia, 40% do Cerrado estão ocupados pela agropecuária. Ao todo, já perdeu metade da vegetação original, e o restante está muito fragmentado.


            Para lembrar que temos um compromisso com o futuro, foi instituído mais uma data comemorativa ambiental, o 11 de setembro, quando celebramos o Dia do Cerrado. São 2 milhões de km²  em que, até onde se sabe, vivem pelo menos 1,5 mil espécies de  animais- entre lobos guarás, veados mateiros e campeiros, tamanduás, tatus, tucanos, papagaios, peixes, jacarés, sapos, cobras, insetos, moluscos. Apenas no Distrito Federal há 90 espécies de cupins, 1.000 espécies de borboletas e 500 de abelhas e vespas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário